1ª Prova – Batalha – Kartódromo/Circuito EuroIndy

 

No seu retorno à Nacional Kart, Os Metralhas conseguiram a Pole Position

Batalha [Circuito EuroIndy (A)]

… Excelente arranque para a estreante Liztrêz 2 (Cadaval).

Com a Rota K de volta à “ribalta” e com um País mergulhado numa das piores crises económicas dos últimos anos, lá resolvemos avançar para mais um Campeonato de Karting Amador e como diria José Nunes na Linha Avançada (pois é como ele diz) “…mais uma volta, mais uma viagem…”.

Começamos desta vez com umas “incríveis” 16 equipas e desde o 1º Campeonato que foi organizado no distante ano de 1998, (anos de “vacas gordas”) que nunca nos aconteceu ter um número tão diminuto na 1ª prova. Na realidade, até ao ano passado, ficavam sempre equipas de fora, pois as grelhas não comportavam todas elas. Desde já, gostaria de agradecer e saudar todas os participantes nesta 1ª prova do ano, pois é graças ao seu entusiasmo e dedicação à modalidade, que nós ainda nos “vamos aguentando”.

Lamentos à parte, avancemos para o que interessa: Para a Liztrêz II, as coisas até poderiam ter começado melhor e isto porque a Pedro Gregório foi detectado peso insuficiente, o que levou as suas voltas a serem todas retiradas. Assim sendo, ficou nas mãos (e pés claro) de Duarte Lopes a responsabilidade de fazer o tempo da grelha da Listrês II. O retorno dos Metralhas, foi novamente brindado com a Pole Position, tendo a seu lado a presença da grande ausente de 2010 a Paulo & Nelson Racing Team. No 3º lugar e apenas a 0,040s do 2º, o tempo de… Duarte Lopes que assim deixou a AJ Evolution Team com a 4ª posição na grelha de partida. O 5º lugar, foi ocupado pela Liztrês, tendo a seu lado a B S. Excelente posição também a conseguida pela Team PJ (7ª) tendo a seu lado a Karters Team que desta feita ficou um pouco mais para trás. De realçar ainda que tanto à cineteka.com como à G. D. B. P., foi-lhes detectado falta de peso e assim após a penalização, acabaram no fundo da grelha de partida (continuará o azar da G:D:B:P.)? Péssima também a estreia da equipa Kartolas a ficar-se pela 11ª posição.

Treinos: 1º Os Metralhas (47.200s.), 2º Paulo & Nelson Racing Team (47.260s.) e 3º Listrêz 2 (47.300s.)

João Faria, dominou toda a 1ª parte da prova para a sua equipas Os Metralhas.

1ª prova

Logo na partida, Paulo Viegas (Team PJ), saiu “que nem um tiro” e passando os seus dois adversários da 3ª grelha de partida, posicionando-se na 5ª posição. À sua frente, João Faria (Os Metralhas), comandava a prova com Nuno Martins (Paulo & Nelson Racing Team), Pedro Gregório (Listrêz 2) e André Caiado (AJ Evolution Team) bastante próximos. Mais atrás, Carlos Freitas (Liztrêz), liderava um grupo onde se incluíam também, Nuno Serrão (B S), Miguel Patricio (Karters Team), Carlos Martins (DAVILAR) e Ricardo Tasso (G.D.B.P.), que fez uma excelente partida. Também senhor de um começo de prova em grande, Pedro Peres (cineteka.com), não conseguiu no entanto fugir a Humberto Conceição (Kartolas), Joaquim Cavaco (JF Amadora) e Ricardo Linhares (CORTEAM). Após as trocas de pilotos, logo se notou que Ruben Costa tinha ganho um grande avanço em relação a João Saramago (AJ Evolution Team) e os piores receios confirmaram-se, já que o piloto da Paulo & Nelson Racing Team passou nas boxes com menos 1 segundo do que estipulado pelas regras. Por seu lado, João Saramago sofreu uma grande pressão por parte de Diogo Lopes (Liztrêz II) e acabou por ceder a sua posição, ficando no entanto, novamente pressionado mas por Luis Chambel (Os Metralhas). No final e após aplicadas as penalizações, a Paulo & Nelson Racing Team caiu para a 4º posição e o esforço que Ricardo Tasso fez de levar o seu Kart até ao 6º lugar, acabou frustrado, pois viu a sua prestação ser penalizada, caindo assim para 9º. Também “apanhados” pelo cronómetro de box, os Kartolas viram a sua recuperação totalmente perdida, já para Os Rookies, a penalização aplicada não influenciou o resultado da dupla de Rui veiga e Rafael Tinta. De realçar a excelente prestação do Team PJ e também a interessante luta que opôs Fernando Cavaco (JF Amadora) a Luis Coração (CORTEAM) mesmo no fim da prova.    

Na 1ª prova: 1º Liztrêz II, 2º AJ Evolution Team e 3º Os Metralhas.

João Saramago e Duarte Lopes, discutiram a vitória nesta 1ª prova até à bandeirada de Xadrez.

 tempos

Esta entrada foi publicada em 14º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.