Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. )
7ª Edição da Taça Rota K (2013)
Com um frio de rachar e após as verificações administrativas, foi altura do brífingue e de saudar as oito equipas que correram connosco pela 1ª vez.
Com 20 equipas presentes, esta festa do Karting da Rota K, foi composta por 3 corridas distintas que no seu conjunto formavam um “mini-campeonato”.
Cada prova era pontuável para o mesmo e, para baralhar mais as coisas, a grelha de partida para a 1ª prova, seria encontrada após sorteio. Os Karts seriam sempre trocados de prova para prova e no fim, poderemos dizer que, tanto a organização da Rota K, como a organização do KIP, funcionaram em uncíneo e muito entrosadas no que resultou num evento sem demoras nem duvidas.
Treinos Livres * Grelha_1_Sorteio
1ª Prova, Circuito KIP (A)
… Karters lançam-se na frente.
Partindo da Pole Position, Diogo Topa (Fit Carcavelos Racing Team), foi-se mantendo na “cola” de Rui Amaro (O Praticante/CDAM) mas com a aproximação dos pilotos mais rápidos, os primeiros rapidamente foram caindo na classificação.
André Caiado (Karters Team), assumiu a liderança e deixou para a segunda parte da prova a discussão do 2º posto para Humberto Conceição (Clã Conceição) e Fábio Santos (O Praticante/AJM II Informática).
Excelente a prova de Gonçalo Mira e de Tiago Santos (DRT-Doctors Racing Team) a conseguirem manter-se entre os primeiros. Para a Racing Team 1, o facto de entrarem “atrasados” para a sua troca de pilotos, atirou com esta equipa para o 19º lugar.
Realce ainda para André Caiado a conseguir bater o recorde de pista nesta 1ª prova, abrindo grandes perspetivas para as outras.
1ª Prova: 1º Karters Team (23 voltas), 2º Clã Conceição (+ 6,134s) e 3º O Praticante/AJM II Informática (+ 6,315s)
2ª Prova, Circuito KIP (A)
… Resposta do Clã Conceição, deixa tudo em aberto para a última prova.
Com a grelha de partida invertida da 1ª prova e com os karts trocados, coube a Vasco Correia (Eletro Sorraia) a honra de partir da frente, acabando por fazer uma excelente prova. Foi no entanto, da parte de Ruben Conceição (Clã Conceição) e de Carlos Ferreira (Team Boss) que a corrida animou pois rapidamente se chegaram à cabeça do pelotão com mútua ajuda.
Mais atrás, enquanto Paulo Patrício (Karters Team), tentava recuperar tempo, Tiago Teixeira (O Praticante/AJM II Informática) ficava retido atrás de Diogo Constante (Fabicla) de Edmundo Freitas (Primos Racing) e de Paulo Correia (Jotapê Kart).
Após se “livrar” deste s adversários, Tiago lançou-se no encalço e para recuperar o tempo, na 5ª volta, “pulverizou” o recorde obtido alguns minutos antes melhorando-o ainda para a marca de 1,03,334s (novo recorde oficial do KIP).
Tudo parecia de feição para a sua equipa, mas durante a troca de pilotos, António Gaspar (Sem Stress), ficaria “entalado” na balança, impedindo assim que Tiago passasse o seu Kart rapidamente ao colega Fábio Santos. Para finalizar, excelente prova da Racing Team 1 e péssimo resultado para O Praticante/CDAM.
2ª Prova: 1º Clã Conceição (23 voltas), 2º Karters Team (+ 3,941s) e 3º O Praticante/AJM II Informática (+ 5,123s)
3ª Prova, Circuito KIP (B)
… Clã Conceição vence a Taça Rota K 2013.
Grelha 3_Resultado das 2 anteriores
Com a grelha acertada conforme as posições até então, karts novamente trocados e pista invertida, mais uma vez, Ruben Conceição (Clã Conceição), liderou Tiago Teixeira (O Praticante/AJM II Informática) e André Caiado (Kartes Team).
Enquanto Carlos Ferreira (Team Boss) e Edmundo Freitas (Primos Racing), iam perdendo terreno para os da frente, Vasco Correia (Eletro Sorraia) e Diogo Topa (Fit Carcavelos Racing Team) mantinham-se na perseguição.
João Vasconcelos (Team JV), conseguira “safar-se” desta luta e manteve-se na perseguição de Paulo Patrício (Karters Team) enquanto António Ferreira (Racing Team), ia perdendo ritmo. Para terminar em beleza, Humberto Conceição (Clã Conceição) conseguiu impor-se a Fábio Santos (O Praticante/AJM II Informática) e a Bernardo Ferreira (Team Boss), garantindo assim a vitória nesta 7ª edição da Taça Rota K.
O Praticante/CDAM, voltou a ficar à quem do que consegue fazer enquanto as equipas estreantes acabariam por constatar em 1ª mão, o nível de competitividade existente nas provas da Nacional Kart.
3ª Prova: 1º Clã Conceição (23 voltas), 2º O Praticante/AJM II Informática (+ 2,158s) e 3º Team Boss (+ 8,371s)
Total: Clã Conceição (127 pontos), Karters Team (121 pontos), O Praticante/AJM II Informática (119 pontos).
Nem sempre corre como esperamos :)