Leiria [Circuito C (A)]
… Menos um adversário na luta pelo titulo.
Nesta penúltima prova do Henrique Gonçalves 2011, rapidamente se parou de contar com Nuno Martins para a decisão do título e isto porque Ruben Costa se apresentou sozinho pela Paulo & Nelson Racing Team. Gonçalo Peres via-se assim numa boa posição para
discutir a defesa do seu primeiro lugar no evento e embora a sua equipa estivesse pautada como a 4ª mais rápida, rapidamente se chegou à conclusão que seria muito difícil. Diogo Lopes arrecadou a melhor volta, seguido de Ricardo Tasso a apenas 0,021s e de Miguel Boucinha. André Caiado ficava na 4ª posição e Pedro Gregório na 5ª ou seja, 3 equipas arrecadaram os 5 lugares pontuáveis, deixando Gonçalo Peres na 6ª posição (sem pontos).
O andamento na prova foi tão intenso que a diferença da melhor volta para a 5ª melhor foi de apenas 0,172s.
De realçar a boa prestação de Luis Chambel e de Humberto Conceição, assim como de Ruben Costa e Luis Duarte.
17ª prova: 1º Diogo Lopes (49.911s.) da AJ Evolution Team, 2º Ricardo Tasso (49.932s.) da G.D.B.P. e 3º Miguel Boucinha (50.023s.) da G.D.B.P.
… Duarte Lopes. O azar da Liztrêz 2, acabou por ser a sua sorte.
Gonçalo Peres estava mais perto do título, mas como o próprio dizia “…no fim é que se fazem contas.” E parece que adivinhava. Vindo do fundo da tabela, Paulo Viegas repetiu a “graça” do Campera e no fim foi o único piloto a rodar no segundo 49. Senhor de uma grande prova, Miguel Patricio também veio de “baixo” e secundou Paulo nos pontos para este evento.
Com o motor gripado a meio da prova do seu colega, Duarte Lopes via o título do 14º Campeonato Nacional Kart seriamente comprometido mas, sem nada a perder, empreendeu um andamento tal que conseguiu a 3ª melhor marca e os 3 pontos desta catapultaram-no para a liderança deste evento. Dificilmente, Duarte conseguiria esta marca se se mantivesse a correr com o kart anterior (os tempos provam-no). Com a ausência de Gonçalo Peres entre os 5 primeiros, Duarte Lopes tornou-se no primeiro vencedor do Henrique Gonçalves que nunca foi o mais rápido em nenhuma prova. Pontuou no entanto, juntamente com o seu colega Pedro Gregório, em 8 das 19 provas disponíveis e isto marcou toda a diferença. Calmo, muito constante, Duarte Lopes conseguiu assim ser eleito o melhor piloto do ano nesta sua estreia na Nacional Kart.
Ainda de referir, a 4ª posição de Luis Duarte e ainda da presença de Pedro Romão na 5ª posição com um tempo igualzinho ao milésimo ao 6º classificado André Caiado. Como desempate, a segunda melhor volta de Pedro Romão era superior á anterior marca por 0,001s. Gonçalo Peres ficou na 7ª posição e Ruben Costa fez uns tempos bastante fracos para o que é habitual.
18ª prova: 1º Paulo Viegas (49.926s.) da Team PJ, 2º Miguel Patricio (50.183s.) da Karters Team e 3º Duarte Lopes (50.232s.) da Liztrêz 2.
Nem sempre corre como esperamos :)