5ª Prova – Leiria – Kartódromo dos Milagres – Circuito B

Grelha de partida para a 5ª prova (1ª de Leiria) do 14º campeonato nacional Kart

Kartódromo dos Milagres [Leiria * Circuito B (A)]

Liztrêz II de volta à frente.

Neste 3º dia de provas do 14º campeonato Nacional Kart, deslocámo-nos à casa do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria [NDML] e logo notámos a “desflorestação” frontal ao Kartódromo dos Milagres que fez com que o ambiente no dito, ficasse um pouco mais frio No entanto, os pilotos do Campeonato só pensavam no chegar do inicio dos treinos para começarem rapidamente a “aquecer”. Talvez pelo facto de ter sido mal recebido por um dos pequenos “caninos” que se passeavam nas proximidades do Kartodromo, e que acabou mesmo por o morder, Fernando Cavaco foi a grande evidência na 1ª parte dos treinos, pois terminou os mesmos com o 2º posto, abrindo assim a esperança de uma boa classificação para a JF Amadora. Infelizmente com a entrada dos pilotos “tidos” como mais rápidos, a JF Amadora teve de se contentar com o 8º lugar da grelha. A Pole Position, acabou por ficar na posse da BS que conseguiu uma vantagem de 0,452s para a Karters Team que assim retornou à primeira linha da grelha de partida. A Liztrêz II, partiu do 3º posto e teve como colega de grelha a adversária AJ Evolution Team. No 5º lugar, a cineteka.com (já com Gonçalo Peres) conseguiu superiorizar-se aos Metralhas tendo atrás deles a CORTEAM e a já falada JF Amadora. Para a Paulo & Nelson Racing Team, os treinos poderiam ter corrido melhor, pois o 10º lugar não é muito habitual, enquanto para a Liztrêz, GDBP e DAVILAR (11º, 12º e 15º), acabaram por ser mesmo “desastrosos”.
Treinos: 1º BS (1.01.096s.), 2º Karters Team (1.01.521s.) e 3º Listrêz 2 (1.01. 548s.)

Tempos dos treinos: Treinos

Péssimo fim-de-semana para Joaquim Cavaco e a sua JF Amadora. Não só foi atirado para fora da pista na 5ª prova, como repetiu a “dose” na 6ª.

Com uma das mais emotivas partidas do ano, Nuno Serrão (BS) deixou-se surpreender pelos seus mais directos adversários e assim Miguel Patricio (Karters Team), Pedro Gregório (Liztrêz II) e João Nascimento (AJ Evolution Team) passaram para a frente da prova. Mas tal foi temporário, pois imprimindo um “diabólico” andamento, Nuno Serrão rapidamente voltou a assenhorar-se da posição de líder. Atrás dele, a prova ia tão competitiva que ao ver um ligeiro escorregar do Kart de Pedro Gregório, João Nascimento arriscou passar e levou ao atravessamento deste. No entanto, o piloto da Liztrêz II não esmoreceu e manteve o seu excelente andamento, sendo constantemente mais rápido que os da frente. Senhor de um grande arranque, Nuno Martins (Paulo & Nelson Racing Team) acabou no entanto por tamponar os seus mais directos adversários e assim Ricardo Tasso (GDBP), João Vasconcelos (Team PJ), Ricardo Linhares (CORTEAM) e Humberto Conceição (Kartolas), mantiveram-se na sua “peugada”. Infelizmente, Joaquim Cavaco (JF Amadora) acabou por ser a “vítima” da grande emoção inicial deste grupo e ser “enxotado” para a barreira de pneus na última curva da 1ª volta. De volta à prova, Joaquim rapidamente mostrou ter um grande andamento e não foi de estranhar que rapidamente começasse a recuperar posições. Com um tremendo azar na partida, Gonçalo Coração (CORTEAM Junior Racing) viu o carburador do seu Kart entupir e assim perdeu a hipótese de acompanhar os demais ficando com a sua prova “completamente estragada”.

A parte inicial da prova, foi toda muito bem disputada, com os 6 primeiros muito competitivos.

Também completamente estragada, ficou a prova da DAVILAR pois nem os já habituais arranques de André Correia, compensaram o temperamento do seu veículo. Com as trocas de pilotos a meio da prova (obrigatoriamente entre os 13 e os 18 minutos), o panorama voltou a animar-se na frente, Rui Serrão substituiu Nuno na BS e o seu andamento até estava bastante bom mas a meio da volta numero 21, Rui saiu da trajectória ideal e deixou o Kart escorregar bastante. Assim sendo, viu todos os seus mais directos adversários passarem-no, caindo para a 6ª posição. Duarte Lopes (Liztrêz II), conseguiu passar João Saramago (AJ Evolution Team) e reconquistar o 1º lugar, enquanto atrás deles, Paulo Patricio (Karters Team) se tentava manter na frente de Luis Chambel (Os Metralhas) e Gonçalo Peres (cineteka.com). Este ultimo, estava em dia sim após se desembaraçar dos seus 2 mais directos adversários, foi em busca de João Saramago, mas… chegar é uma coisa e passar é outra. Nota final para a excelente “disputa” do 7º lugar entre Nuno Martins e Luis Silvestre (CORTEAM), com constantes ultrapassagens e a ficarem-se com apenas 0,126 segundos entre eles.         

Na 5ª prova: 1º Liztrêz II, 2º AJ Evolution Team e 3º cineteka.com.

Tempos Finais: tempos_5_prova

 
 

 

 
 
 
 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em 14º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.